domingo, 27 de maio de 2012

ESCLARECIMENTO DE UM CIDADÃO

                         
Embora eu tenha conhecimento pessoal da boa vontade e interesse ambiental do Sr. Sec. de turismo e meio ambiente(Que é pago para isso, mas não tem total poder de decisão) Arrilton Cândido, preciso aqui relatar minha completa opinião, sobre o assunto em pauta: A CAÇA PREDATÓRIA, a acusação equivocada de politicagem feita a mim indiretamente, e minha participação na divulgação e denúncia em redes sociais e nesse blog, sobre o ato criminoso que é CAÇA DE ANIMAIS SILVESTRES previsto na Lei n° 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998, já que fui citado indiretamente na "nota de esclarecimento" feita pelo mesmo.  
Talvez por ser infelizmente Patu uma cidade que respira, bebe, come e expele política partidária e matemática(Votos), eu tenha sido mal interpretado pelo Sr. Secretário, e pelo poder executivo dessa cidade. Porque não foi minha intenção culpar essa ou aquela administração municipal, mesmo porque o problema da caça predatória é antigo, ou não teríamos tantos animais extintos em Patu e pelo nordeste brasileiro. Apenas fiz um alerta, cobrei uma atitude determinante, questionei o fato de nada estar sendo feito, dei idéias, porque já tenho conhecimento de inúmeras denúncias feitas antes a polícia ambiental pelo Sr. Sec. Arrilton Cândido e até mesmo por mim, que infelizmente outrora não deram em nada. A caça aumentou abusivamente, VIROU MODA, e baseado nesse descaso passado e atual pelo IBAMA, IDEMA OU PELOS TRES PODERES(não interessa mais), acredito eu que mesmo assim NÃO DEVEMOS DESISTIR. Porque se cruzarmos os braços esperando ajuda somente dos órgãos competentes, dentro em breve não haverá meio ambiente, flora e fauna e nenhum animal vivo na Serra do Lima e na zona rural desse município. É muito cômodo para qualquer um de nós envolvidos nessa causa fazer uma denúncia por telefone ou por ofício, e divulgar números telefônicos para que a população denuncie e pronto. Porque se é esse o dever de cada cidadão, é obrigação fundamental dos nossos representantes ZELAR E DEFENDER O BEM ESTAR DA SOCIEDADE QUE, OS ELEGEU EXATAMENTE PARA NOS REPRESENTAR DIANTE QUALQUER OUTRO PODER OU PROBLEMA QUE SOZINHA A SOCIEDADE NÃO POSSA RESOLVER.  Difícil mesmo é ver essa SOCIEDADE, O PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO juntos, sem definir lados partidários, dando um fim a um ato criminoso como a caça predatória, que compromete até mesmo a sobrevivência humana no futuro. E é isso que como cidadão patuense eu quero e tenho lutado, ao contrário da maioria sem NENHUM INTERESSE POLÍTICO. E sabem porque? Porque eu não tenho lado partidário, não tenho dívidas com nenhuma gestão, não tenho cor partidária, e se tivesse não seria VERMELHO, VERDE OU AMARELO, seria CINZA que como o povo é uma cor opaca, desvalorizada. E é essa a consciência que mantenho, a de visar o bem comum de uma sociedade em geral, porque respeitando os direitos do povo e do seu meio ambiente, eu respeito a mim mesmo como ser humano. Mas parece que exercendo o meu dever de cidadão denunciador e fiscalizador, como citou o Sr. Sec. Arrilton Cândido, de atos criminosos e agressivos a essa sociedade, eu sou julgado não pela minha intenção ambiental, mas sim pelo meu voto na eleição anterior, ou em quem no futuro eu irei votar. E mesmo que eu faça elogios merecidos no que de fato melhorou na atual administração, sinto-me proibido terminantemente de discordar e apontar uma falha que ainda possa existir. Porque apontar e fazer publicamente um apelo aos responsáveis em uma causa é o que decide o seu valor, sua intenção... E é assim que os cidadãos patuenses desde sempre são forçados a viver politicamente, SENDO DE UM LADO OU DE OUTRO, porque não se pode ser neutro, nem manter seu direito de voto secreto, já que somos julgados pelas nossas atitudes que indicam ser correligionárias ou de oposição a cada gestão. Definitivamente somos julgados por isso! E eu como cidadão e eleitor diante essa infeliz interpretação que fizeram sobre mim, volto a analisar em quem depositarei minha confiança nas eleições desse ano. E embora ainda esteja convicto que algumas coisas melhoraram em Patu, não sei se é prudente depositar minha confiança em algumas pessoas que deturbam maliciosamente minha opinião, na inútil tentativa de esconder sua passividade social.
Dou fim a esta discussão, certo de que cumpri minha parte social e que exerci bem meu papel de cidadão patuense, denunciando e alertando essa sociedade de um ato criminoso que cresce em Patu a cada dia mais, justamente porque nada acontece de fato para que ele tenha fim. Deixo então minha esperança nas mãos daqueles quem tem o verdadeiro poder de decisão, de intervir no que essa sociedade precisa para viver melhor e mais. E mesmo sendo vítima de represálias por alguns caçadores, e interpretações mal intencionadas e desfocadas de algumas pessoas no meio político, não me arrependo! Porque acredito que tudo pode mudar, afinal o assunto tomou um nível social, e era isso o que eu queria! Agora não sou somente eu que estou cobrando o fim da caça predatória, mas grande parte dessa sociedade.

Obrigado!
Sherma

2 comentários:

  1. Sherman
    Adorei seu ponunciamento por sinal muito bem elaborado sobre o crime ambiental que aconteceu em Patu a respeito da caça predatória. Faz pena ver inúmeros animaizinhos sacrificados por pessoas que não pensam nas consequências. Parabéns a você que considero um cidadão responsável e consciente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo, Sherman! A Serra do Lima é um patrimônio ambiental valiosíssimo que, além de não ser minimamente aproveitado, ainda está sendo destruido.
    Essa serra, se bem aproveitada e preservada, transformaria Patu num grande polo turístico, como por exemplo, fizeram os municípios da Chapada Diamantina na Bahia.
    O problema é que as administrações (todas) não conseguem ver um palmo adiante do nariz. Uma administração constrói uma praça e ajeita os canteiros. A outra quando entra, muda os canteiros e constrói outra praça. Ousadia: Zero. Inovação: Zero. Criatividade: Zero.

    ResponderExcluir