sexta-feira, 4 de maio de 2012

CAPS Patu é referência em atendimento psicossocial para toda a região



E com a criação do grupo "New Esquizo" que realiza uma série de atividades psicoterápicas para o tratamento da esquizofrenia como patologia da saúde mental, o órgão ganha ainda mais destaque na qualidade do atendimento.

O "New Esquizo" Consiste em reuniões semanais e atividades contínuas que despertem o desejo da participação, integração e continuidade do tratamento.

A equipe responsável é multiprofissional composta por Psicóloga, Enfermeira, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional e Técnica de Enfermagem. Além das atividades semanais os integrantes do grupo realizarão acompanhamento e tratamento pela Psiquiatra do CAPS, concomitante ao uso contínuo dos medicamentos.

Na primeira reunião, foi priorizada a capacidade de interação entre os participantes e as sugestões para a organização das atividades, comportamentos e frequência dos participantes do grupo.

O grupo tem por objetivo: Eliminar vozes visões e o falar consigo mesmo; Eliminar as crenças estranhas e falsas (delírios); Diminuir a tensão e a agitação; Ajudar a pensar com clareza e a concentrar-se melhor; Reduzir os medos a confusão e a insónia; Ajudar a falar de forma coerente e a sentir-se mais feliz, mais expansivo e mais sadio, como também se comportar de forma mais apropriada; Os pensamentos hostis, estranhos ou agressivos desaparecerem e diminuir as recaídas e a necessidade de internamento hospitalar.

Fonte: SECOMPATU

Um comentário: