quarta-feira, 17 de abril de 2013

Reunião Entre Prefeitura Municipal, Câmara e Movimentos Sociais do Campo foi Muito Positiva






Foi realizada na tarde de ontem (16/04) reunião da Comissão de Planejamento e Estratégicas para o Controle dos Efeitos da Seca no município de Patu. A reunião foi realizada na sede da prefeitura municipal de Patu e contou com a participação das seguintes pessoas representando suas respectivas entidades: Pelo Poder Executivo: Prefeita Evilásia Gildênia, Rivelino Câmara, Ricardo Vieira e Edvandro Moura; pela Câmara Municipal: Vereadores: Suetôneo Moura, Rubinaldo Maia e Ana Carla (Kaká de Bodinho); pelo SEAPAC: Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales e o técnico Carlos George; pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (José Marcondes e Edno Azevedo); pelo Fórum das Associações Rurais, Aluísio Dutra, Marilha e Rosiene; pelo Centro Juazeiro, Expedito Alves e pelo PDA Novo Sertão Visão Mundial, Amanda.

A reunião teve início com a exposição da difícil situação financeira em que passa o município de Patu relatada pelo secretário de Finanças Rivelino Câmara que na ocasião informou que a prefeita Evilásia reuniu todo o seu secretariado com o objetivo de alertar sobre a contenção de gastos, já que o momento é muito crítico.
O engenheiro agrônomo do SEAPAC, Fabrício Edino Jales, em nome dos movimentos sociais organizados, apresentou cinco propostas para amenizar a situação da seca no município: 1.) Abastecer todas as cisternas com água do próprio município; 2) Fazer a limpeza de cacimbões e conserto de vazamentos de cisternas; 3.) Criar um Fundo Municipal Permanente de Controle dos Efeitos da Seca, 4.) Viabilizar, pelo menos, a construção de uma mini-adutora na zona rural e 5.) Viabilizar o deslocamento a Natal de agricultores para participar de uma mobilização sobre a seca.

Sobre a primeira proposta de abastecimento de todas as 700 cisternas, os secretários Rivelino Câmara e Ricardo Vieira disseram que o município não teria condições, pois é insuficiente a demanda de água dos cacimbões do município e se a água for transportada da barragem de Apodi o custo seria muito alto, em torno de R$ 700,00 por cisterna com capacidade para 16.000 litros, em virtude da distância para transporta-la. Após várias discussões, os movimentos sociais apresentaram outra proposta para que o município aumente o número de carros pipas para abastecimento das cisternas. O município informou que atualmente existem dos carros pipas abastecendo as cisternas da zona rural através da defesa civil do estado e que mais um carro pipa será adicionado ao abastecimento, mas se comprometeu a colocar mais um caro pipa para aumentar o número de cisternas que atualmente estão sendo abastecidas. As demais propostas apresentadas pelos movimentos sociais foram acatadas pela administração que se comprometeu em cumprir em um curto e médio prazo.

Durante a reunião foi tirado dois encaminhamentos importantes, o primeiro apresentado pelo professor Aluísio Dutra de Oliveira que propôs que a comissão formada se torne permanente e que se reúna mensalmente para avaliar e acompanhar as decisões tomadas e a segunda proposta, do secretário Rivelino Câmara, de se constituir uma comissão para participar de uma audiência em Natal com o secretário de Recurso Hídricos, Leonardo Rêgo, no sentido de cobrar mais ações em prol do nosso município, no tocante a grave situação de estiagem. Os encaminhamentos foram aprovados pelos presentes.

Para a administração municipal, Câmara e movimentos sociais a reunião foi muito positiva e produtiva onde todos entenderam que o momento é grave e que todas as divergências políticas devem ficar de lado, onde todos os esforços devem estar centrados no problema da seca que assola o nosso estado e principalmente o nosso município.

Fonte: Blog da Folha Patuense

Nenhum comentário:

Postar um comentário