quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PATU- Sherman Suassuna (Idealizador da Faxina Ecológica) faz balanço do evento



Sherman Suassuna

Tornando-se contínuas as atitudes de um povo cuidar e zelar pelo seu meio ambiente uma obrigação e não uma escolha, ao meu entender apenas um ato básico de sobrevivência, porém cabível de crítica e agradecimento, exponho aqui minha opinião em resumo da 2ª FAXINA ECOLÓGICAem prol do Santuário do Lima e do Meio Ambiente, em Patu-RN.

Sendo esse apenas o segundo ano desse evento, o qual já traz orgulho para nós patuenses, mas como todo início sujeito a falhas, houve boas e más atitudes em relação a esse ato coletivo que reflete diretamente no meio ambiente e no turismo municipal, as quais devo ressaltar aqui para que seja do conhecimento de todos e motivo de aprimoramento no ano seguinte, sucessivamente se assim nos importarmos.

Meus agradecimentos: A enorme quantidade de voluntários, em sua maioria crianças, jovens e famílias completas, a prefeitura municipal de Patu pelo coerente apoio a essa causa, aos carismáticos que desde o primeiro ano abraçaram essa ideia junto ao Ministério Jovem Luz de Maria, a Padre Domingos pelo apoio e sensibilidade ambiental e humana,as escolas e suas respectivas diretoras e alunos que, mesmo já estando de férias participaram do evento, aos grupos de teatro e dança organizados por Sávio Suassunaque, apesar de não ter tido a oportunidade de se apresentarem contribuíram recolhendo lixo em todo o percurso do Santuário do Lima, ao vereador Suetônio Moura que, tem mostrado sensibilidade com as causas ambientais mesmo depois de eleito, ao vereador Rubinaldo Maia pela presença e apoio, ao Sec. de finanças Rivelino Câmara pela colaboração e apoio financeiro, a Sec. de educação Chemila Câmara Rocha que incentivou as escolas a participarem, a vice-prefeita Gorete Dantas pelo incentivo, aos blogs do Campelo, Olhar Crítico, Patu cidade turística, Patu News, a querida amiga Novanês Oliveira que, além da divulgação conduziu os voluntários e nos presenteou com a presença de toda sua família, ao ilustre e querido Atimar Godeiro que se deslocou de longe para participar, apoiar e incentivar essa causa ambiental, ao comércio local que também nos apoiou, ao amado poeta patuense Zé Bezerra pela participação e pelo poema em homenagem a faxina ecológica, e por fim agradeço orgulhosamente ao grupo organizador que junto comigo fez a 2ª faxina ecológica acontecer, minha irmã Sandra Suassuna, Benigna Cavalcante e em especial a Monara Moura que teve uma participação imprescindível junto a mim.

Minhas críticas: A imprensa de Natal e Mossoró que, se comprometeram de filmar e divulgar o evento mas não compareceram(No incêndio da serra do Lima que dá ibope eles vieram...), aos cidadãos patuenses que dizem amar a serra do Lima mas nada fazem por ela, a não ser poluir, ao carro do lixo que acompanhou o evento somente até o pé da serra, deixando assim o lixo juntado pelos voluntários na ladeira do Lima para recolher nos dias seguintes, a falta de transporte para trazer de volta as crianças voluntárias que subiram e desceram a pé o Santuário do Lima, aos gestores que não participaram e aos que subiram de carro apenas para "pousar de participante", e em intenção de reflexão faço uma crítica construtiva aos evangélicos dessa cidade que, parecem se importar muito mais com suas vestes e doutrinas comportamentais, do que com a natureza e seu meio ambiente, já que mesmo tendo sido convidadas TODAS as igrejas evangélicas eu não vi a participação de nenhuma. Então deixo a pergunta: Será que cuidar da natureza, da nossa terra e dos animais não agrada a Deus mais do que ir a igreja todos os dias, ou se vestir desse ou daquele jeito...? E que o bem maior de um ser humano está no seu comportamento social e não no seu coração...?

De qualquer maneira avalio a 2ª faxina ecológica como um grande sucesso social, o começo de uma consciência coletiva ambiental, e agradeço sinceramente a todos que citei ou esqueci de citar aqui, pela participação e colaboração de um evento ambiental que, se depender de mim se tornará um dia motivo de orgulho a nível nacional para todos nós cidadãos patuenses. Esse é o meu maior sonho!
Muito obrigado a todos e até a próxima!

Sherman murillo Suassuna

2 comentários:

  1. O Blog da Folha Patuense do Prof. Aluisio Dutra (blog pioneiro na cidade) divulgou por várias vezes a realização da 2ª Faxina Ecológica mas infelizmente não foi lembrado. Não é a primeira vez que isso acontece por parte de promoventes de eventos. Continuaremos a divulgar os eventos importantes da cidade. Parabésn pelo sucesso da 2ª Faxina Ecológica.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, companheiro Aluisio! Realmente esqueci de mencionar muita gente que colaborou nesses dois anos da Faxina Ecológica. E sabendo que há sempre o risco de esquercermos algumas pessoas em textos assim, no final da postagem agradeci aos que citei e aos que por ventura e não descaso, esqueci de mencionar. Agradeço e reconheço sua compactibilidade com as causas ambientais, mesmo porque deva ser esse um ato de bom senso, de sobrevivência e nunca de vaidade ou de exibicionismo. Muito obrigado pela divulgação do evento. Espero que no próximo ano além de divulgar você também participe literalmente na coleta do lixo, o que é bem mais importante para essa causa.

    Sherman M. Suassuna

    ResponderExcluir