A assistência social gira em torno de dois Centros de Referências, o de assistência social (CRAS), que atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, e o de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), trabalha diretamente na proteção das garantias das famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
Dentro do CRAS funcionam os seguintes programas:
- PROJOVEM- O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens. Atualmente o programa atende cerca de 100 jovens, garantindo assim a inclusão de centenas de jovens em diversas atividades de cunho educativo, esportivo e social. O Projovem é coordenado pelo professor Cláudio Rosa e funciona no Complexo Abdula Solano, situado na Rua Aristides Inácio S/N, Centro.
- PETI- O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. O programa é coordenado pelo educador Ranieri Alves e também funciona no complexo.
- GRUPO DO IDOSO CIDADÃO- programa visa envolver os idosos em diversas atividades sociais, que elevem a auto estima de todos, proporcionando momentos de bem estar e muitas atividades físicas. O grupo é coordenado pela professora e coordenadora do CRAS, Maria Aparecida,
Outro importante programa que funciona ativamente no município é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que é coordenado pela pedagoga Adriana Calixta e trabalha diretamente com casos de violação de diretos, situação de risco, violência física , social, sexual, entre outras. O CREAS funciona na Rua Capitão José Severino, 296, Centro, onde funcionou por muito tempo à Junta Militar.
Agregado ainda aos serviços sociais oferecidos pelo município através de parcerias importantes, funciona a AABB Comunidade que consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. O projeto é coordenado pelo professor Celsivam Aureliano e funciona na AABB de Patu.
Outro serviço que merece destaque pela sua função e desempenho no município é o Bolsa Família, que atende atualmente em Patu, cerca de duas mil famílias. O programa é coordenado pelo agente social, Emanoel Alves e funciona diariamente na Rua Dr. José Augusto, 26, Centro.
De acordo com a secretária de Assistência e Promoção Social, Linderleide Almeida, todos os programas sociais ativos no município, são dotados de profissionais qualificados e prontos para atender a grande demanda diária. Linderleide ressaltou ainda a importância das práticas sociais que são desenvolvidas ao longo do anos por todos os programas, e lembrou que todas as faixas etárias são assistidas e beneficiadas pelas ações sociais, da criança ao idoso.
“É muito gratificante saber que Patu conta hoje com uma equipe de profissionais que atuam para garantir os direitos de todos e promover ações voltadas para a valorização, capacitação e principalmente inclusão social de todos através das mais variadas ações desenvolvidas pela secretaria municipal de assistência social”, disse a secretária.
Lindeileide lembrou ainda que a secretaria irá promover uma série de capacitações, através de cursos técnicos, a exemplo do ano passado, onde a secretaria ofertou cursos técnicos à população, (pintura rústica, culinária e guia turístico).
SEC. COM. SOCIAL
http://www.patu.rn.gov.br/
http://www.patu.rn.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário