terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Secretaria de Saúde declara guerra ao mosquito da Dengue


Na manhã da última terça-feira (14), todos os Agentes Comunitários de Saúde (zona urbana e rural), Coordenadores e enfermeiros do PSF,Vigilância Ambiental, Agentes de endemias e representantes da Secretaria de Educação e Comunicação, participaram de um importante encontro com uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde Pública/ SESAP- RN e com a coordenadora de Endemias da 6ª URSAP de Pau dos Ferros/ RN, Fátima Leite, afim de tratar sobre a problemática da Dengue em Patu.

De acordo com a coordenadora, o município de Patu está enfrentando um surto de Dengue que pode piorar se a população não contribuir com os procedimentos para combater a proliferação do mosquito.

“Das 27 sorologias enviadas para análise, 25 foram confirmadas, o que coloca Patu na lista de municípios vulneráveis ao mosquito da Dengue”, disse a coordenadora que lembrou da importância da união entre todas as forças do município para reverter este caso. “É preciso que a população trabalhe lado a lado com todos os profissionais de saúde no combate ao mosquito, pois esta luta não é apenas dos agentes de endemias e saúde” concluiu D. Fátima.

É importante lembrar que os agentes comunitários de saúde, juntamente com os de endemias, estão trabalhando bastante não só para alertar a população sobre os riscos da doença, mas principalmente no combate ao transmissor do vírus que é o mosquito.

A secretaria municipal de saúde já está preparando um grande mutirão para alertar e combater os focos do mosquito, mas o combate é responsabilidade minha, sua, de todos nós. A saúde pública está fazendo a sua parte, faça a sua você também, cuide da sua casa, fale com o seu vizinho, alerte a sua comunidade, e você professor, esclareça os seus alunos e vamos juntos vencer esta batalha.

Vale lembrar que todos os veículos de comunicação (rádio, jornais, blogs e etc.) exercem papel importantíssimo na lunta contra a proliferação do mosquito.

Além dos profissionais de saúde de Patu, estiveram presentes ao encontro os representantes da SESAP/RN, Kristiane Fialho, coordenadora do programa estadual de combate a Dengue, Valter Luis e Márcia Lima ténicos Da vigilância ambiental e a coordenadora  de endemias, D. Fátima Leite.

PATU CONTRA À DENGUE. ENTRE NESTA BATALHA VOCÊ TAMBÉM!

FONTE: SEC. COM. SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário