sábado, 11 de fevereiro de 2012

Boa gestão financeira é marca registrada da administração pública de Patu

Secretário Rivelino ao lado da prefeita Evilásia

Houve um tempo em que o município de Patu era desacreditado em todo o Estado, onde obras não andavam, recursos era mal aplicados e não existia transparência nos gastos públicos, enfim, um passado escuro em que Patu não tinha credibilidade junto aos seus servidores municipais e fornecedores.

Patu era uma cidade sem gestão financeira, onde os recursos públicos eram mal aplicados e o servidor sofria com o desrespeito dos atrasos e falta de repasses para setores essenciais ao município, como por exemplo a educação e a saúde pública. Todo este descaso ficou no passado, é fato, mas os seus frutos ainda são colhidos até os dias atuais, através das constantes e já famigeradas INADIMPLENCIAS.

Ao assumir a administração municipal, a prefeita Evilásia Gildênia trabalhou muito para RECONSTRUIR não só a cidade como um todo, mas também as finanças do município, que se encontrava completamente desorganizada, sem prestação de contas, sem planejamento e o pior de tudo, sem documentos públicos, um verdadeiro caos. Mas tudo isso ficou para trás tão logo a prefeita nomeou uma equipe preparada e qualificada, comandada pelo secretário de finanças Rivelino Câmara, para por em ordem as finanças da cidade.

Ao assumir a árdua tarefa de reorganizar o setor financeiro público de Patu, Rivelino teve que administrar os poucos recursos do município para que as obras de reconstrução, os serviços, os fornecedores e principalmente os servidores públicos municipais não pagassem o preço do descaso do passado.

Toda a população é conhecedora dos diversos problemas financeiros enfrentados pelo município, fruto das constantes quedas de repasses do FPM e das inadimplências, que impediam a entrada de importantes recursos no município. Mas todas estas dificuldades não impediram que Patu pudesse ser reconstruída e melhorada.

De acordo com Rivelino, mesmo com os poucos recursos a prefeitura de Patu, pode dar início ao longo processo de reconstrução proposto pela prefeita Evilásia. “Trabalhamos muito para por as finanças em ordem e com os poucos recursos disponíveis, a administração Ação e Reconstrução, conseguiu ao longo destes três anos, reformar, ampliar, construir, e principalmente resgatar a auto estima dos servidores e fornecedores que tanto sofreram no passado”, disse o secretário.

De acordo com a prefeita Evilásia, Patu melhorou na saúde, na educação, no esporte, no lazer, na cultura, no social, no respeito ao servidor e ao cidadão e na qualidade dos serviços oferecidos pelo município, mas isso se deve a boa gestão financeira. “Melhoramos todos os setores administrativos de Patu, e para isso contamos com a competência e organização do secretário Rivelino, que trabalhou e ainda trabalha para manter as nossas finanças em dia”, disse a prefeita.

 Pelo seu trabalho o reconhecimento de um título de cidadão patuense

Vale lembrar que a administração Ação e Reconstrução, tão logo assumiu os recursos públicos de Patu, tratou de por em dia todos os salários atrasados, oriundos da gestão passada, o que também foi feito com os fornecedores. “Logo no início da administração da prefeita Evilásia, o município pagou duas folhas em um mesmo mês, para compensar os salários em atraso da administração passada, tudo isso sem falar na antecipação do 13º. Quando assumi o compromisso de por em ordem os setor financeiro da administração municipal de Patu, me propus a trabalhar de forma coerente e transparente, visando resgatar a credibilidade financeira de uma cidade que pagou um alto preço pela falta de compromisso com os recursos públicos. Os frutos estão aí, o servidor público recebe em dia e os fornecedores estão a disposição da municipalidade”, disse o secretário Rivelino.

Fonte: Secompatu- www.patu.rn.gov.br

4 comentários:

  1. É triste perceber que a Secretaria de Comunicação, ao invés de noticiar os atos da administração, se dedica a fazer propaganda pessoal dos gestores. Isso é dinheiro público utilizado em benefício próprio. Espero que o Secretário de Comunicação possa rever esse procedimento.

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  2. Administrar o dinheiro público com honestidade DEVER de todos os gestores.

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  3. A senhora MARIA HELENA GODEIRO era secretária de educação de um ex-prefeito deste município.

    Na sua gestão ex-secretária de EDUCAÇÃO era para ser construída uma creche modelo no valor de 700 mil reais,mas foi construída ?!

    Uso suas palavras "Administrar o dinheiro público com honestidade DEVER de todos os gestores."

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  4. Concordo plenamente com a ex-secretária de educação Maria Helena Godeiro, quando diz que "Administrar o dinheiro público com honestidade DEVER de todos os gestores", sempre achei que gestão pública como o próprio termo diz, é PÚBLICA, por tanto, toda a população seja ela de onde for, tem o direito de saber quanto entra, e principalmente em que o dinheiro do povo está sendo investido, e a gestão Ação e Reconstrução, vem trabalhando desde o primeiro dia para manter uma ponte direta com o cidadão que em nenhum momento da nossa história teve tanto acesso a informações administrativas como na nossa era, uma era transparente e que através da Secretaria de Comunicação Social, vem mantendo diariamente toda a população patuense informada, com notícias administrativas e ações que beneficiam a coletividade. Isso nunca existiu em Patu.

    "Administrar o dinheiro público com honestidade DEVER de todos os gestores" é sim fundamental para o bom desenvolvimento de importantes ações do poder público municipal que beneficiam diretamente todos os cidadãos, que antes não dispunham desta "honestidade' e hoje pagam um preço altíssimo no tocante a falta não só da honestidade mas principalmente da transparência e da comunicação direta com o cidadão que de fato é o empregador.

    Os gestores, sejam eles quais forem, são funcionários do povo e é para estes que devem trabalhar, pena que nem todos sabem disso... Mas concordo quando a grande professora, diga-se de passagem, enfatiza HONESTIDADE E DEVER, pois foi por falta de ambas que Patu hoje enfrenta alguns tantos problemas administrativos, que em nada, ou quase nada incomoda ou prejudica os gestores, mas sim toda a população que carece de serviços essenciais e garantidos como o acesso dígno e honesto de centenas de crianças a uma creche que não foi construída, mas que era DEVER do gestor do passado... Enfim...

    Em relação ao seguinte comentário: “É triste perceber que a Secretaria de Comunicação, ao invés de noticiar os atos da administração, se dedica a fazer propaganda pessoal dos gestores. Isso é dinheiro público utilizado em benefício próprio. Espero que o Secretário de Comunicação possa rever esse procedimento”.

    Não é função da secretaria de comunicação “fazer propaganda pessoal de gestores” e sim de levar ao conhecimento de todos, as ações e projetos desenvolvidos pela administração como um todo, que tem como referência, a prefeita Evilásia Gildênia, que é a chefe do poder executivo municipal.

    Comunicar social pública é isso, trazer o cidadão para dentro da administração pública, onde o mesmo pode livremente (diferente de outros tempos) opinar, criticar, sugerir e colaborar com projetos que venham a beneficiar toda a comunidade em prol do desenvolvimento comum de todos, afinal de contas, comunicação pública é trazer a tona tudo que está sendo feito pela administração, por você e pela sua cidade.

    Comunicar e dialogar é o segredo do sucesso ou não de atividades e ações, por tanto, esta é a função da secretaria municipal de comunicação social... Trazer você para dentro da gestão pública municipal.

    Forte abraço a todos, muita paz e luz.

    Grato pelo espaço democrático,

    Bruno Campelo,
    Comunicólogo
    Sec. Com. Social

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