segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MATÉRIA ENVIADA POR SHERMAN SUASSUNA


CHEGA! É hora de tomar uma atitude contra a CRIMINOSA CAÇA PREDATÓRIA NA SERRA DO LIMA, ou em um futuro próximo não haverá vida animal na tão amada serra patuense.

Constatado o descaso contra o cruel, criminoso e "despercebido" ato da caça predatória em Patu-RN, venho através desse espaço como cidadão dessa sociedade, pedir encarecidamente ao PODER EXECUTIVO desse município que seja tomada uma atitude urgente e energética contra os CRIMINOSOS COVARDES que dizem "caçar por esporte" na serra e zona rural de Patu.  Que seja acionando o IDEMA, IBAMA ou POLICIA FEDERAL, porque é para isso também que pagamos impostos mensalmente.  
São cerca de 100 caçadores que sobem todas as noites com seus cães treinados e instigados por um dia de fome, a caçar e matar qualquer animal que encontrar no caminho.  Esses cães são negociados e vendidos por até tres mil reais, e quanto mais assassino, mais caro é o cão.  Todos sabemos quem são esses caçadores desocupados(Porque quem trabalha para sobreviver não tem tempo para isso) e despreocupados com a posteridade e a fauna do nosso meio ambiente. O resultado disso é irreversível e catastrófico para a cadeia alimentar da nossa fauna, já que a maioria dos animais que viviam na serra do Lima hoje estão EXTINTOS, pela caça predatória e por queimadas como a que houve em 2009, causada por fogueiras deixadas pelos mesmos caçadores.
Sexta-feira passada, dia 16/12/11 aconteceu o 1º ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE PATUENSE, onde os jovens puderam ser ouvidos e opinar sobre melhores condições na SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO, MEIO AMBIENTE e outros.  Sendo convidado a interagir e organizar a tenda do turismo e meio ambiente, fiz minha parte como cidadão e pude constatar e passar ao conhecimento da prefeita EVILÁSIA GILDÊNIA, reinvidicações de jovens preocupados também com a caça predatória. Entre essas reinvindicações, foi pedido ao poder executivo desse município GUARDAS MUNICIPAIS para darem plantões noturnos na entrada e território do Santuario do Lima, diminuindo assim a matança descontrolada na serra do Lima.  Além do pedido de denuncia pela parte da prefeitura ao IDEMA, IBAMA e POLÍCIA FEDERAL.
Contando com o bom trabalho que a atual gestão tem feito e com o interesse em cuidar dessa cidade que se tem demonstrado e OBRIGAÇÃO da mesma, espero e desejo que seja tomada uma atitude imediata para PREVENÇÃO E PUNIÇÃO da caça predatória nesse município, sem medo de retaliação ou perda de voto por parte dessa espécie de gente chamada de "caçadores". Para mim, VAGABUNDOS...

Obrigado desde já!

Sherman Murillo Suassuna
Cidadão patuense


Animais extintos ou em risco de extinção, vejam as fotos.








3 comentários:

  1. A pessoa competente para iniciar um trabalho nesse sentido é o Promotor de Justiça de Patu. Seria interessante que a Câmara de Vereadores, a Prefeitura e a sociedade, através de um abaixo-assinado, solicitasse dele as providências cabíveis.

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão, caro Gustavo! Estou esperando a manifestação e atitude pelo menos de apoio por parte da atual gestão, como foi prometido. Caso isso não aconteça, eu mesmo farei minha parte como cidadão fazendo uma denuncia ao inistério público, recolhendo antes assinaturas de todos aqueles que se preocupam com a fauna e flora desse município. Desde já conto com você, porque sei da sua preocupação com essa terra que tanto amamos.

    ResponderExcluir
  3. Confesso qua as lagrimas cairam de meus olhos ao saber que animais tão lindos e imprescendiveis para o eco sistema foram extinto e outros tantos estão em risco eminete.
    Meus Deus quem poderá nos ajudar, já que nada tem sido feito efetivamente para resolução deste grave problema.
    Deixo aqui meu repúdio as autoridades que se omitem até hoje de tomarem providências reterente a este problema.

    ResponderExcluir