sábado, 7 de julho de 2012

PROPOSTAS SÃO MELHORES QUE INSULTOS


Do Blog de Tiago Gomes

Patu talvez seja um dos poucos Municípios do Rio Grande do Norte onde se fala de política partidária todos os dias da semana, todos os meses,  todos os anos.

Nesse cenário, o Blog acompanhou as convenções partidárias, o declarado posicionamento de certas pessoas (fato normal) e também alguns outros detalhes de campanhas que estão prestes a ter início.

Uma faixa padrão, espalhada em algumas poucas residências de Patu por pessoas que declaradamente apoiam MAGNÓLIA SOLANO e MARIA DOS REMÉDIOS diz que OS RICOS ESTÃO COM ELA (numa referência, certamente, à prefeita EVILÁSIA) e OS POBRES ESTÃO COM (NÓIS) (escrito assim mesmo), numa referência às candidaturas de MAGNÓLIA e REMÉDIO.

O Blog então cuidou de analisar melhor quem seriam os “RICOS” e quem são os “POBRES” nessa história.

De fato, apoiam a candidata MAGNÓLIA SOLANO os seguintes “POBRES”, entre outros:
- DOUTOR LAIR SOLANO VALE, ex-Prefeito, médico, sócio da GASTROCLÍNICA (em Mossoró), até pouco tempo médico do PSF em Patu;
- DOUTORA MARGARIDA MARIA DE AQUINO, biomédica, servidora pública do Estado do Rio Grande do Norte, ex-Secretária de Saúde de Messias Targino, ex-Secretária de Saúde de Patu e ex-Secretária de Saúde de Catolé do Rocha-PB;
- JOÃO NASCIMENTO, contador, esposo de DOUTORA MARGARIDA;
- POSSIDÔNIO QUEIROGA DA SILVA NETO, contador, ex-Prefeito de Patu (duas vezes), residente em Patu mas também com domicílio em área nobre de Natal;
- MIRIAM ROCHA, fazendeira e artista plástica, que tem declarado seu apoio em postagens do BLOG MIRIAM E SILVANO.
- SILVANO SHOEMBERG, professor da UERN, esposo de MIRIAM;
- CHICO AÇÃO, empresário, ex-Secretário de Ação Social de Patu em várias gestões diferentes;
- VANÍLSON, empresário do ramo de vendas de bebidas e motocicletas;
- BODINHO, professor e atualmente Vereador, sendo Vereador de vários mandatos;
- CACÁ, filha do Vereador BODINHO;
- MARCONDES DINIZ, contador, professor da UERN, ex-proprietário da ESSEC;
- PEPETA, proprietário de imóvel rural;
- JOSEMAR GODEIRO, empresário, dono da BOATE PÂNTANO, ex-candidato a Prefeito de Patu;
- GEORGE GODEIRO, empresário do ramo artístico-musicial, dono da DISCOTECA DISCOVERY;
- JAILSON ARAGÃO, empresário do ramo de material eletro-eletrônico de segurança;
- JOSENIR “BAIXINHA”, conhecida empresária de Patu.


Analisando o outro lado, o Blog constatou que apoiam o projeto de reeleição de EVILÁSIA os seguintes “RICOS”, entre outros:
- “REBECA”, que nas eleições passadas participava das atividades políticas do grupo do ex-Prefeito POSSIDÔNIO;
- RABICHOLA, que deve ter um patrimônio oculto, que ninguém até hoje viu;
- JOÃO DE DEUS GODEIRO, garçom da lanchonete KAXOTA´S LANCHES, que também já participou, no passado, de movimentações políticas do ex-Prefeito POSSIDÔNIO;
- FOFINHO, que fez uma campanha para Vereador andando numa bicicleta, sem ao final ser eleito;
- JÚNIOR, ferroviário aposentado;
- LUIZ CAIANA, que ganha a vida dirigindo um transporte alternativo, levando e trazendo alunos para Catolé do Rocha-PB;
- JONAS MOURA, que ganha a vida num posto de lavagem no Bairro do Quartel;
- MOISÉS, guarda municipal;
- MICHEL CALIXTA, funcionário da POUSADA VÔO LIVRE, que também já participou de movimentações políticas de POSSIDÔNIO no passado.


Em verdade, as tais faixas não passam de insulto à democracia e tentam induzir o eleitor menos instruído a assimilar a mensagem nelas estampadas, que não corresponde à verdade.

RICO, ao pé da letra, o Blog não encontrou nenhum dando apoio a nenhuma das duas candidatas a prefeito de Patu. ASSIS DA USIBRÁS, FÁBIO PORCINO, JÚNIOR PORCINO, ADEMOS FERREIRA, JOÃO SABINO ou outro empresário desse porte não se mete na política partidária de Patu e não declara apoio a ninguém.


Pessoas economicamente mais estabelecidas existem nos dois grupos políticos patuenses; pessoas economicamente mais pobres, também existem nos dois. Em qual quantidade? Só saberemos no dia 7 de outubro, quando forem abertas as urnas.


Até lá, seria importante que o debate fosse de propostas, e não de insultos. Será importante para o povo saber quais são as principais propostas das duas candidatas para as diversas áreas da atividade pública.

É importante, por exemplo, que cada candidata mostre como pretende aumentar o número de vagas nas escolas e nas creches da rede pública municipal; como pretende tirar a juventude dos vícios das drogas, do álcool e dos jogos de azar; como pretende fazer para que nas unidades de saúde do Município não faltem médicos, dentistas, bioquímicos; como tratar bem os servidores públicos municipais e como atender, na medida do possível, às suas reivindicações; como pretende cuidar do lixo, evitando cenas horríveis logo na entrada da cidade, e assim por diante.

No mais, todos são ricos da graça de Deus.

5 comentários:

  1. Concordp com Thiago Gomes em gênero,número, e grau. Lembrando apenas que,se alguém menos tolerante resolve reagir a insultos com violência? Eles acham pouco, o que acontece na nossa cidade em relação a violência? Considerando que ele são da paz,não deveriam agir de outro jeito?
    Tenho feito comentários a esse respeito,porém acho que algúns não leem,ou assimilam.

    ResponderExcluir
  2. Comentário muito bem feito e que disse tudo que estava engasgado.

    ResponderExcluir
  3. De fato o que se precisa em Patu, é uma politica voltada para os jovens, onde os mesmos vivem a mercer da violenciae das drogas.E na minha opnião a atual gestão está proporcionando isso. Uma prova é a secretaria de cultura, que está envolvendo os jovens em muitos projetos voltados para uma educação melhor.
    Muitas vezes somos criticados quando " trocamos de lado" como se diz em época de campanha, mas estas pessoas não pensam que trocamos de lado, por ver nossa cidade crescer, e sim que trocamos de lado por dinheiro, não nego que muitas vezes isso acontece, ai vai da conciencia e carater de cada um.Cada um sabe o que faz com seu voto, ou melhor, onde o sapáto aperta.
    O mais engraçado, é que as ditas faixas, estão em lugares privilégiados,ao alcance da vista de todos,em faixadas de primeiro andar, e que ao meu ver estão tentando enganar " os pobres" como eles chamam, levando a entender que também estão com eles...Santa ignorancia, pessoas estudadas, com sua formação e que se prezam a este tipo de comportamento.
    Lamento...não condeno, cada um sabe o que faz.
    Pessoas matam por dinheiro...
    matam por ignorancia...(FATO)
    matam por simples ato de vingança..sem se importar com uma mãe que chora ao ver seu filho morto...
    matam o carater... por defender alguem que tira das crianças um futuro melhor, uma educação melhor...
    Que acham a diferença entre os ricos e os pobres, sabendo eles que pobres são eles de espirito, por acharem que todo pobre é ignorante.....Só lamento quem pensa isso, lamento por vc que acredita nisso...
    Muitas vezes não podemos deixar de ser pobres...mas podemos deixar de ser burros...

    ResponderExcluir
  4. Relação de responsáveis condenados em processos julgados pelo TCE/RN Lista - 3
    077.222.574-53 EDNARDO BENIGNO DE MOURA
    242.971.944-49 POSSIDÔNIO QUEIROGA DA SILVA NETO
    Tudo bem, podem dizerem que eles não são canidatos, porém Evilásia e esposa de ednardo- CONDENADO PELO TCE e Magnólia é apoiada por posidônio - CONDENADO pelo TCE, todos nós sabemos que eles que irão de fato governar a cidade, a dicurssão não é saber quem esta com os ricos e quem está com os pobres, quem ganhar só vai pensar em beneficio próprio e o povo se contenta com maquiagem, e politica do PÃO e CIRCO.

    ResponderExcluir
  5. COMO ACREDITAR QUE SÃO SINCERAS UMA ADMINISTRAÇÃO QUE DEIXOU DE FAZER UMA CRECHE QUE ATENDERIA 112 CRIANÇAS EM TEMPO INTEGRAL OU 224 EM DOIS TURNOS ? COM CERTEZA SERIA CRIANÇAS POBRES E DESASSISTIDAS DE NOSSA CIDADE. NÃO FOI UMA SIMPLES PRESTAÇÃO DE CONTAS MAL FEITA, FOI DESVIO MESMO. O DINHEIRO SUMIU E A CRECHE NÃO FOI FEITA. CRIME CONTRA CRIANÇAS SÃO OS DE MAIOR GRAVIDADE. NEM OS PIORES BANDIDOS ACEITAM. PESSOAS QUE COMETEM CRIME CONTRA CRIANÇAS FICAM ISOLADAS QUANDO SÃO PRESAS. COMO UM GRUPO DESSE PODE FALAR AOS QUATRO CANTOS QUE ESTÁ AO LADO DOS POBRES ?

    ResponderExcluir