quinta-feira, 12 de julho de 2012

Patu tem representatividade no Conselho de Turismo do Pólo Serrano



 Representantes de diversos municípios estiveram presentes

O município de Patu, por meio do Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Arrílton Cândido, e o representante da Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental do Rio Grande do Norte- SEPARN, Fany Carlos Tavares, juntamente com o secretário municipal de comunicação, Bruno Campelo, participaram na tarde da última segunda-feira (09), da 10ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada no Hotel Chalé Lagoas dos Ingás na cidade de Martins.

O encontro que reuniu representantes de diversas cidades da região, serviu também para apresentar o novo Secretário de Estado de Turismo, Renato Fernandes, que abriu a reunião falando sobre a importância em investimentos no setor turístico e por diversas vezes citou Patu como uma das cidades que mais atraem turistas do mundo todo. “O município de Patu é conhecido hoje não apenas pelo turismo religioso, mas também pela prática de esportes radicais através do voo livre, tendo uma das melhores localizações geográficas”, disse o secretário.


Renato ressaltou ainda a importância de cada município integrante do pólo fazer um inventário de suas potencialidades para que o estado possa desenvolver projetos e liberar mais recursos para cada setor e com mais rapidez. “Precisamos saber quais as potencialidades de cada cidade, e as suas necessidades, assim poderemos desenvolver melhor os nossos trabalhos”, disse o secretário.


Logo após a abertura, as professoras Jurema Dantas e Patrícia Amaral, apresentaram os resultados do Diagnóstico Emergencial de cada município membro do grupo. Em relação a cidade de Patu, o diagnóstico mostrou que os restaurantes de uma forma geral não exploram a comida regional, além da falta de profissionalização de garçons e atendentes. No tocante aos hotéis e pousadas da cidade, o diagnóstico mostrou que o município está bem servido, no entanto falta mais capacitação para os profissionais área.

Ainda em relação à Patu, a equipe constatou a necessidade de fazer um inventário com todas as informações possíveis sobre o município e as suas potencialidades turísticas, o que inclui a efetivação de um calendário de eventos fixo e bem elaborado, juntamente com todos os pontos turísticos do município.

Um tema bastante discutido na reunião foi a questão da iluminação da Serra de Patu, onde o secretário municipal, Arrílton Cândido, informou aos presentes que as obras já estão bem avançadas e que brevemente os moradores terão luz elétrica e todos os benefícios que a eletricidade proporciona.


Arrílton solicitou do secretário estadual, a inclusão de Patu no programa RN Sustentável, que destina recursos para a reestruturação de escolas, investimentos para a saúde, além da implementação de disciplinas no ensino público que tratem diretamente da educação ambiental. “Patu é uma cidade que se destaca no turismo regional, onde dispomos do turismo religioso, ecológico e das práticas de esportes, como o voo livre, por isso precisamos de mais investimento.


O outro representante municipal, Fany Carlos, lembrou das dificuldades enfrentadas quando foi secretário de turismo de Patu, e solicitou mais empenho do governo do estado no que diz respeito ao turismo patuense. 

Fany Carlos aproveitou a oportunidade para divulgar o I Patu Motofest e a III Moto Romaria que acontecerá entre os dias 20 e 21 de julho em Patu. 

Atualmente o Conselho Turístico do Pólo Serrano é formado pelos seguintes municípios: Patu, Lucrécia, Pau dos Ferros, Riacho da Cruz, Viçosa, Antonio Martins, Alexandria, Portalegre, Luis Gomes, Venha ver, Pilões, Martins, Taboleiro Grande, São Miguel, Dr. Severiano, Caraubas, Campo Grande, Major Sales e Felipe Guerra.s do governo”, disse o secretário.icidade proporciona.

Secretário de turismo, Arrílton Cândido, representante da SEPARN, Fany Carlos, Secretário estadual de turismo, Renato Fernanes e o sec. de com. social, Bruno Campelo.

Fonte: SECOM- www.patu.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário