segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

REALIZADAS EM PATU FILMAGENS PARA A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO " A GUERRA DOS COMBOIOS "


Foram realizadas ontem [08/01] na Pousada Vôo Livre em Patu as filmagens finais para produção do documentário "Guerra dos Comboios" de autoria do pesquisador social do cangaço Epitácio Andrade Filho. Para a produção do documentário, várias pessoas e instituições foram convidadas para participarem da programação como: membros da comunidade negra Quilombolas do Jatobá, Folclorista João de Artur, cantor Raimundinho de Brás, artista Atson Suassuna, professora Vioneide Linhares, Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales, Coordenadora do PDA Novo Sertão Leidiane Jales, Vereador Expedito Alves "Dito" Comunicador Josemar Matias "Josa Kung fú", blogueiros: Sargento Andrade [cidade de Major Sales], Aluísio Dutra e Victor Campelo e o representante da família Limão, Zé Limão e seu filho Macélio Cordeiro, atores principais do documentário que apresenta diversos aspectos e instrumentos da história da família Limão que no passado possuía laços fortes de inimizade com a família do cangaceiro Jesuíno Brilhante.
O pesquisador Epitácio Filho conseguiu reunir vários objetos antigos que retratam a época desta história como: moedas, livros, pedras que serviam de base de peso retratando a revolta do quebra quilo, balanças de mão, lâminas e outros objetos. 
A produção do documentário contou com a participação especial do cantor Raimundinho de Brás que cantarolou a cantiga "Curujinha" descrita no livro do escritor Raimundo Nonato, cantiga essa cantarolada por Jesuíno Brilhante e seu bando. A apresentação de Raimundinho contou também com a participação do folclorista João de Artur no seu cavalinho enquanto as pessoas cantarolavam e dançavam em uma ciranda de roda.
Várias pessoas presentes a programação gravaram depoimentos para o documentário como: Zé Limão, Sandra do Jatobá, João de Artur, José Ernesto Ferreira "Zé Doido", guia turístico de nosso município, além do pesquisador e idealizador do documentário Epitácio Andrade Filho.
E VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO BLOG
 DA FOLHA PATUENSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário