segunda-feira, 29 de julho de 2013

Do Blog PATUNEWS

AGROPECUARISTA PATUENSE PARTICIPOU DA EXPOCRATO 2013 COMO EXPOSITOR 

DA RAÇA SOINGA



Edvandro Moura, mais conhecido por Galego de Elaido é um dos poucos criadores da raça soinga do nordeste, uma raça de ovinos destinada ao corte de carne muito macia e saborosa.



O agropecuarista patuense e sub-secretário de agricultura de PatuEdvandro Moura, conhecido popularmente por "Galego de Elaído" participou da EXPOCRATO, cujo nome oficial é Exposição Agropecuária do Crato, é um evento realizado anualmente, no mês de julho, na cidade do Crato, no estado do Ceará. Misturando cultura, feira agropecuária e shows musicais, a Expocrato está entre os grandes eventos do nordeste brasileiro. São ao todo oito dias de festa, desfile e leilão de animais, comidas típicas e shows culturais, com capacidade para 100.000 pessoas.

Galego de Elaído participou do evento como expositor da raça de ovinos SOINGA, aliás o único expositor dessa raça na Expocrato e por essa razão foi uma das sensações entre os expositores de ovinos, tendo fechado negócios com agropecuaristas de estados como Piauí, Ceará e até com agropecuaristas do Rio Grande do Norte que se encontravam na feira de negócios. 

Galego informou ao PatuNews que levou para a Expocrato apenas 10 animais, sendo três reprodutores que não estavam dispostos à venda e 07 matrizes, tendo vendido os 07 animais rapidamente e fechado negócio em pelo menos mais 30 animais, sendo que agropecuaristas de outros estados como o Piauí estarão visitando Patu nos próximos dias para conhecerem o plantel de Galego de Elaido e fechar novas negociações, pois ficaram bastantes interessados na raça, que é relativamente nova.

Características da Raça Soinga:
 
O fato de ser fruto da união entre a italiana Bergamascia e a brasileira Morada Nova, que vêm a ser duas ovelhas cuja maior característica é o sabor da carne, a Soinga apresenta uma carne tenra e saborosa.

Diferentemente de outras raças, a Soinga apresenta condições de maternidade dificilmente encontrada. As fêmeas, em muitos casos, dão duas crias, demonstram carinho e cuidado especiais com os filhotes, fatores importantes para que sejam mais resistentes e cresçam saudáveis.

Suportar as intempéries do semi-árido carece de características específicas como consumir 20% a mais de pasto que qualquer outra raça. Além da questão da comida e da resistência ao Semiárido, a Soinga tem bons anticorpos e não cede às pragas que assolam as ovelhas durante a invernada. Além disso, enquanto raças como a Sommalis Brasileira e outras demoram até um ano e meio para atingir a plenitude, os primeiros cortes de Soinga podem ser feitos com seis meses de vida.

Por fim, tem aproveitamento de 54% de carne e o resto é pele, osso e miúdos. Outras raças não conseguem alcançar este nível de aproveitamento. “É um animal considerado de grande porte, com alta produção de carne de alta qualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário