terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeita Evilásia participa de reunião do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Alto Oeste Potiguar

 

Arrilton Cândido (Sec. de Turismo e Meio Ambiente) Evilásia Gildênia (Prefeita)

A prefeita de Patu, Evilásia Gildenia(PSB), participou nessa segunda-feira de uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Alto Oeste Potiguar, na reunião estiveram presentes vários prefeitos da região oeste. A cidade de Patu é um dos Municípios que esta incluso no Consórcio Intermunicipal. 

Saneamento básico engloba coleta e tratamento de esgotos, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de lixo. A criação dos consórcios aponta saída para o saneamento das cidades, pois o tratamento adequado do lixo, evita a contaminação do meio ambiente e conseqüentemente de fontes de abastecimento de água. 

A proposta do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos foi apresentada pelo Governo aos dirigentes municipais em junho 2010 e tem ate o final do ano de 2012 para conclusão.
A primeira etapa será os estudos para o local adequado e posteriormente construção de um Aterro Sanitário na região que terá vida útil de 50 anos e capacidade para o armazenamento  do lixo produzido dos 44 Municípios que estão no Consórcio.

Com isso, será garantido o ordenamento de procedimentos que contribuam para uma melhoria no gerenciamento da limpeza urbana. Além disso, facilitará o compartilhamento de ações entre municípios, inserção social dos atuais catadores, proposição de incentivos tributários para as atividades voltadas para a reciclagem e implantação de políticas ambientalmente adequadas. 

Fonte: Blog Informativo Patuense

Nenhum comentário:

Postar um comentário