sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PATU- Secretaria da cultura realizou a 3ª edição da Conferência Municipal de Cultura

Fotos: Cristiano Júnior


Foi realizada na manhã desta quinta-feira (08) na sede da Câmara Municipal de Vereadores, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Patu.

O evento reuniu diversos artistas em seus mais variados seguimentos de atuação, além de autoridades  e representantes de organizações sociais.

Ao abrir oficialmente a conferência, o secretário municipal de cultura e juventude, Júnior Santos, ressaltou a importância de eventos como este para a elaboração de propostas e projetos que visem melhorar substancialmente as condições de trabalho e os incentivos a cada produtor cultural local. “É através desta conferência que iremos juntos encaminhar propostas à conferência Estadual que vai ser dirigida para o nível federal”, lembrou o secretário.

O coordenador de cultura Hudson Holanda, fez uma breve reflexão sobre a importância da cultura para o município de Patu, fazendo referencia aos grandes artistas locais e as suas condições de trabalho. Hudson lembrou ainda que muito já foi feito nessa área, mas que ainda faltam mais ações efetivas para que toda a classe cultural de Patu possa expor as suas produções de forma mais digna. “Precisamos unir forças para conquistarmos um espaço que já é nosso, para isso estamos hoje aqui debatendo e ouvindo os artistas”, disse.

Em sua fala, o professor e ex secretário de cultura, Aluisio Dutra, lembrou que a cultura patuense precisa ser organizar de forma mais substancial, através da criação de uma fundação municipal de cultura, e da aprovação pelo poder legislativo do fundo municipal de cultura. “Com a criação de uma instituição forte e com a arrecadação de mais recursos para a cultura, os nossos artistas terão subsídios necessário para a produção cultural em suas diversas áreas de atuação". Disse o ex secretário.

O colaborador Claudio Rosa, reforçou as palavras do secretário e cobrou mais participação popular e dos artistas da terra em eventos como o ocorrido hoje. “Precisamos da união de todos, pois só assim iremos, mesmo que de forma gradual obter vitórias e grandes conquistas”, lembrou

O professor e poeta Zé Bezerra destacou a importância de o município disponibilizar um local próprio para a prática cultural local, e lembrou que em Patu existe o que ele chamou de “elefante azul” um prédio que não é utilizado e que poderia servir para dar suporte aos artistas patuenses. “Precisamos de um ponto de referência, onde todos os artistas possam disseminar os seus conhecimentos”, Zé Bezerra solicitou da prefeita Evilásia a construção de um teatro municipal. “Esta foi uma das propostas de governo da nobre prefeita e é sem dúvida um grande projeto, mas que precisa ser posto em prática o mais rápido possível”, lembrou.

A diretora do grupo de artesão de Patu, Maristela, também solicitou mais apoio do poder público para que os artesão possam dispor de um local onde possam expor as suas obras e com isso gerar renda e movimentar a economia loca.

A cantora e compositora Verônica, lembrou que os artistas patuenses precisam sair de sua cidade para outras regiões para que possam mostrar a sua arte. “Precisamos voar alto para que o nosso trabalho seja de fato reconhecido, mas isso pode e deve mudar, com a construção de um local para a produção cultural local, onde possamos produzir e exibir as nossas obras. Patutem muita gente boa e que precisa de apoio.” Disse

Para o secretário adjunto de administração, marcos Aurélio, os artistas precisam de fato de muita união, assim como os governos e toda a sociedade. Aurélio também cobrou mais participação em eventos culturais.

O cantor e compositor, Raniere Teixeira, lembrou que este ano a parte cultural da Feira da Cultura, será relocada para o patamar da Igreja Matriz, o que segundo ele, vai dar uma maior visibilidade para os artistas locais e consequentemente para as produções culturais.

Ao finalizar a primeira fase da conferencia, o vereador presidente da Câmara, Suetônio Moura, se dispôs a colaborar em todos os sentidos para o desenvolvimento de projetos que visem desenvolver as potencialidades culturais de Patu.

Em seguida foram formados quatro grupos de debate com os seguinte temas: 


  • IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
  • PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
  • CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
  • CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Ao término do evento foi formulado um documento que será apresentado pelos delegados escolhidos, Hudson Holanda, Adson Suassuna e Joseni na conferência estadual.

Além do secretário de cultura, Júnior Santos, participaram ainda, o coordenador de cultura, Hudson Holanda, os colaboradores Zé Filho e Claudio Rosa, Os secretários adjuntos de comunicação social, Bruno campelo, e de administração marcos Aurélio, os vereadores Rubinaldo Maia e Suetônio Moura, além de diversos artistas locais.


 Professor e ex secretário de cultura Aluisio dutra

 Valéria- credenciamento


 Colaborador Renarle Cezar


 Claudio Rosa


 Professor e poeta Zé Bezerra

 Maristela representando os artesãos

Hudson Holanda

 Vereador e presidente da Câmara Suetônio Moura

 Cantora e compositora Verônica

 Marcos Aurélio

 Canto e compositor Raniere teixeira

 Equipe organizadora da conferência

GRUPOS DE DEBATE




 Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário