Projeto de lei que denomina Mossoró, no Rio Grande do Norte, como capital do semiárido foi aprovado hoje (1) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A proposta é de autoria da deputada federal Sandra Rosado (RN). Na justificativa, a parlamentar destacou que Mossoró é a segunda cidade mais populosa do estado e possui o segundo maior Produto Interno Bruto. Atualmente vive um intenso desenvolvimento econômico e é responsável por 95% da produção de sal marinho nacional.
Além disso, é a maior produtora de petróleo em terra do país. “Destaca-se ainda como produtora de fruticultura irrigada para exportação e constitui pólo turístico em expansão, tendo como atrativo as águas termais, as salinas, as praias de Tibau e Areia Branca, os poços de petróleo, o rio Mossoró e as festas juninas”, ressalta a autora.
De acordo com o projeto também, a modernização do setor de serviços torna Mossoró um centro polarizador do crescimento regional e a cidade se sobressai por sua importância histórico-cultural. “Conhecida como capital do Oeste Potiguar, pleiteamos que Mossoró venha a ser reconhecida como capital do Semiárido, por sua importância econômica, social e cultural. Consideramos que esse título beneficiará a região como um todo, atraindo mais investimentos, estimulando a geração de empregos, melhorando a infraestrutura e promovendo as políticas sociais”, explica Sandra Rosado. O projeto agora seguirá para o Senado Federal.
Fonte: Robson Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário