segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PATU- SECRETARIA DA CULTURA APRESENTA BALANÇO DAS PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2013


A conclusão de mais um ano chega e com ela a necessidade de nos compromissarmos ainda mais com a nossa população. É o momento de prestarmos conta de nossas ações, mas não apenas no sentido obrigatório do termo mas também como forma de rememorar e agradecer a todos aqueles que direta ou indiretamente se envolveram nas intervenções culturais de nossa cidade como, apoiadores, artistas, fazedores de cultura, fornecedores e prestadores de serviços e especialmente o voluntariado que nos ajudou a movimentar cada espaço e cada atividade cultural.

Neste relatório, entregamos a todos os patuenses um registro de nossas ações no ano de 2013, ano este representativo de muitos desafios e dificuldades, onde nos esforçamos em plenitude para entregar a cada cidadão patuense, ou a sua maioria, a contemplação e o esforço de um ardoroso trabalho, onde, mesmo diante as dificuldades apresentadas, se primou por uma qualidade cultural e um maior planejamento de nossas atividades.

As informações e as imagens que apresentamos aqui têm o objetivo de transparecer e, quem sabe, trazer a oportunidade de que você se enxergue em cada uma das ações culturais executadas em nossa cidade. Esperamos que cada vez mais os patuenses se tornem partícipes em nosso cotidiano, para que possamos juntos construir uma Política Municipal Cultural onde a participação pública se torne essência, não mediremos esforços para que este sonho se torne realidade.

Deixamos aqui o nosso abraço carinhoso e fraterno desejando, completamente, que o ano de 2014 seja pleno!!

Equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo.



Atividades Culturais 2013


Com o intuito de trazer à tona o resultado de todas as intervenções culturais realizadas durante o ano de 2013, buscaremos, através deste relatório, tornar públicas as avaliações de um ano onde procuramos preservar e construir as nossas tradições e costumes, mesmo em um período de grandes dificuldades financeiras e restrições, conseguimos acima de tudo perpetuar as nossas ações culturais essenciais.

ATUAÇÃO
EVENTO
MARÇO
DIA DA POESIA
MARÇO
ESPETÁCULO PAIXÃO DE CRISTO
JUNHO E JULHO
V ARRAIÁ PATU DANÇAR
AGOSTO
3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
AGOSTO
PROMULGAÇÃO DA LEI QUE CRIA O MUSEU MUNICIPAL
SETEMBRO
XXX FEIRA DA CULTURA
OUTUBRO
APOIO AOS GRUPOS TEATRAIS ESCOLARES NO FESTUERN 2013

Diante dos eventos que nos foram propostos para esse ano reafirmamos o compromisso em atuar para a efetivação de um espaço cultural participativo, onde a democratização das ações foi primordial para a excelência dos resultados. Mesmo frente às grandes dificuldades financeiros advindas do infindo período de estiagem a que estivemos submetidos em 2013, conseguimos realizar os grandes e tradicionais eventos de nossa cidade de forma majestosa, primando o bem comum.

Destacamos ainda que o ano de 2013 trouxe uma nova visibilidade à grandes eventos como a Feira da Cultura, onde um espaço cultural em frente à Igreja Matriz foi pensado e desenvolvido, para difundir ainda mais os interesses dos artistas locais e da população envolvida, perpetuamos ainda um dos nossos maiores eventos que em sua quinta edição elevou ainda mais a nossa cultura junina, o V Arraiá Patu Dançar se perpetua, cada vez mais, como um dos maiores eventos da tradição junina da região.

Visualizamos, neste último ano, uma busca por atividades que aproximassem os nossos artistas às ações da Secretaria como no Dia da poesia e no apoio aos grupos escolares para as atividades do FESTUERN, ainda visamos o desenvolvimento destas ações democráticas através da 3ª Conferência Municipal de Cultura, onde vislumbramos a participação efetiva de todos os segmentos artísticos e intelectuais de nossa cidade ondepropusemos estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil, povosindígenas e povos e comunidades tradicionais que dinamizem aparticipação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura parimplementação e consolidação dSistemMunicipal de Cultura, envolvendo seus  respectivos componentes.

Conseguimos ainda, através da publicação da Lei Municipal que cria o Museu Etnográfico Municipal Pe. Antônio Brilhante de Alencar, uma ação primordial para a preservação da memória e da cultura do município primando pela valorização, ascensão da cidadania e da humanidade, valorizando e enriquecendo o patrimônio cultural, ambiental e material de nossos habitantes.

Assim, concluímos que as ações pensadas e realizadas no ano de 2013 contribuíram efusivamente para uma gestão participativa e democrática da cultura em nosso município, as discussões, deliberações e em especial as ações da Secretaria foram executadas com vistas a prover ainda mais a difusão de nossos bens culturais de maneira expansiva, concluímos ainda que a maioria das nossas atividades vislumbra o atendimento às ações propostas no Plano Municipal de Cultura que visa o desenvolvimento de políticas culturais que fortaleçam e efetivem ainda mais estas e efetivem cada vez mais a participação da sociedade civil, buscaremos em 2014 planejar, construir e agir cada vez mais para que os desafios sejam vencidos e os novos objetivos sejam atingidos.

Fonte: SECOM/Via Blog do Campêlo

Nenhum comentário:

Postar um comentário