quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Patu é contemplada com Programa de Erradicação de Casa de Taipa


A Funasa divulgou na manhã desta quarta-feira (27) portaria com resultado da seleção de propostas para o programa de Erradicação de Casas de taipa na zona rural dos municípios contemplados, o que vai contribuir substancialmente no Controle da Doença de Chagas. 

 Do Rio Grande do Norte, apenas cinco municípios receberão foram contemplados com os recursos que somam R$ 500.000,00 que serão destinados ao combate e erradicação das casas de taipa da zona rural, e PATU foi uma das cidades beneficiadas com este recurso. 

 A Fundação busca melhorar as condições físicas e sanitárias das habitações e do peridomicílio (área externa), evitando a colonização de triatomíneos (barbeiro) – inseto transmissor da Doença de Chagas – contribuindo para o controle da doença, por meio de restauração (reforma) ou reconstrução dos domicílios. 


 Secretários de finanças, Rivelino Câmara e saúde, Dr. Ednardo Moura e a prefeita Evilásia buscam mais recursos para Patu através do deputado federal Henrique Alves.  

De acordo com secretário de finanças, Rivelino Câmara, todas os documentos necessários já estão prontos e amanha mesmo ele estará indo à capital do Estado para assinar este e outros convênios importantes para o município. “Recebemos com muita alegria a confirmação de que o nosso município foi um dos cinco contemplados com o programa, e tão logo foi informada, a prefeita Evilásia Gildênia determinou agilidade no processo para o recebimento do recursos que já está garantido”, disse. 

 Ainda segundo o secretário, a sua ida à Natal será bastante proveitosa, pois além de garantir o recebimento dos recursos, Rivelino irá buscar mais projetos e assinar convênios importantes para Patu, através do deputado federal Henrique Alves, que já destinou recursos para o saneamento de toda a cidade, e a liberação de novos recursos para alavancar o setor turístico do município. “Iremos também ao gabinete do deputado Henrique assinar convênios importantes e que irão garantir mais recursos para Patu. O deputado Henrique que esteve em Patu se comprometeu em colaborar com a gestão da prefeita Evilásia e assumiu de público este compromisso, então em breve teremos grandes e novas conquistas,” finalizou o secretário. 

 Tão logo os recursos sejam liberados, a secretaria municipal de agricultura, que já está fazendo um levantamento em toda a zona rural, irá convocar todos os cidadãos que serão beneficiados com o programa de erradicação das casas de taipa. De acordo com o secretário municipal de saúde, Dr. Ednardo Moura, este é um importante projeto também para a área da saúde pública, uma vez que a erradicação de casas de taipa, vai colaborar e muito com o controle da doença de chagas. “ Além de dar uma nova moradia com condições dignas, os beneficiados ficarão seguros e livres desta doença que preocupa bastante toda a comunidade média”, disse. 

 È a prefeitura de Patu trabalhando e buscando parcerias e investimentos para melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos os patuenses. 

 SECOM/Via Blog do Campelo

Um comentário: