sábado, 21 de setembro de 2013

POLÍTICA E INTERNET - DO BLOG "O MESSIENSE"

Proximidade das eleições trará mudanças na web e muita gente "querendo ajudar o povo" As eleições para escolha de presidente da República, vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais acontecerão somente em outubro de 2014. 

 Em todos os Municípios, essas eleições de 2014 servirão como "termômetro" para as eleições municipais de 2016. 

A partir dos resultados em cada Município, as lideranças locais terão uma noção de como andam em termos de popularidade e aceitação, sobretudo nos Municípios de pequeno e médio portes, onde geralmente as lideranças costumam transferir com maior eficiência votos para os seus "escolhidos" como representantes do povo noutras esferas do Poder. 

 De olho em tudo isso, muitas lideranças, tanto locais como regionais, buscarão na internet uma ampla aparição, afinal, quem não é visto não é lembrado. 

 Blogues serão reativados ou criados e novas páginas no facebook e no twitter serão criadas, ou voltarão a ser atualizadas pelos titulares das contas após longo tempo de inatividade. E esses "novos" navegadores da web farão de tudo para mostrar ao povo que realmente estão preocupados com ele, o povo. 

 É provável que, mesmo aqueles que se ausentam do povo depois de um resultado fracassado em eleições, voltem agora com a velha conversa de sempre. Alguns até dirão, em justificativa, o porquê da ausência, para dizerem que voltaram porque não sabem viver longe do seu povo, ou algo parecido. 

 Fora do chamado período de propaganda eleitoral, as inserções nas web não deverão mencionar candidaturas, mas provavelmente trarão muitas propostas, opiniões sobre problemas rotineiros, indicação de soluções para isso, aquilo, e assim por diante. 

 Para quem é oposição em qualquer lugar, o discurso à moda de apontar o dedo para os erros de quem está no Poder parece mais fácil e mais cômodo. Além das lideranças propriamente ditas, existem ainda os apoiadores mais diretos dessas lideranças - liderados que sonham em se transformar em líderes -, que emprestam sua voz e sua escrita àqueles a quem seguem, muitas vezes irracionalmente. 

Estes também utilizam a internet, com blogues e postagens noutras redes sociais virtuais, para divulgarem os nomes e as "propostas" dos grupos políticos dos quais fazem parte. E, nesse jogo de cena, o certo e o errado, a verdade e a mentira, o respeito e a ofensa são conceitos que variam de acordo com a ótica e a conveniência de cada um, e muito comumente são separados por linhas tênues. 

 A internet servirá para mostrar, também, que os ferrenhos adversários de outrora poderão ser os novos aliados de agora ou do amanhã, ou, ainda, os verdadeiros "salvadores da pátria".

Um comentário:

  1. É,já tem gente fazendo planos,avaliações e analises das possíveis alianças,rupturas etc,etc.
    Cá com meus botões,acho que as eleições de 2014 de uma forma geral,dará aos eleitores e a classe política,um panorama uma tendência.Os candidatos apresentados por um, ou pelo o outro líder,vão dando uma ideia das "possibilidades"que um ou o outro tem de ter sucesso.Não é regra,mas acontece.
    Nos nossos bastidores já se ouve muitas conjecturas,já tem conversas,e só aguardando um pouco mais para vermos que tem melhor performa-se,desempenho e voto.
    "Quando a caserna perde um bom soldado,só há um jeito,treinar outro e colocar no posto vago."

    ResponderExcluir