quarta-feira, 10 de abril de 2013

Organizações sociais e Câmara Municipal de Vereadores realizam Audiência Pública para debater questões relativas à seca



Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) a Audiência Pública proposta pela vereadora Ana Karla Figueiredo para tratar da questão da seca, falta de água e consequente escassez de alimentos para os animais, o que vem preocupando não só os agropecuaristas, mas também todas as autoridades. 


O encontro que aconteceu na sede do poder legislativo reuniu representantes da EMATER, Visão Mundial, PDA Novo Sertão, Sindicatos, organizações sociais, SEAPAC, FETARN, além do poder executivo, através da prefeita Evilásia e dos secretários de finanças e administração, Rivelino Câmara e agricultura, Ricardo Vieira, do deputado estadual Gustavo Carvalho e de dezenas de agricultores patuenses. 


Diversos temas foram abordados e tanto as organizações sociais quanto os agricultores se somaram ao poder executivo e legislativo a fim de criar uma comissão permanente para avaliar a situação do município mediante a falta de chuvas.


A prefeitura de Patu através da prefeita Evilásia se prontificou a colaborar de todas as formas possíveis com os agricultores, o que já vem sendo feito desde o primeiro mandato da atual gestão. 


Em sua fala, Evilásia se solidarizou com os agropecuaristas e reafirmou o seu compromisso em trabalhar até o último dia do seu mandato para a população como um todo. “Fui eleita pelo povo e estou com vocês em todos os momentos, seja na alegria ou nos momentos difíceis”, disse a prefeita. 


Os secretários de finanças, Rivelino Câmara e agricultura, Ricardo Vieira, fizeram um balanço das ações do município em favor do homem do campo, e falaram das dificuldades enfrentadas para custear com recursos próprios o abastecimento de cisternas, uma vez que o governo estadual não vem honrando o compromisso financeiro com os proprietários de carros pipas. “É muito difícil quando uma administração tem que desenvolver determinadas ações que requerem um investimento alto como no caso do abastecimento de água na zona rural, perfuração de poços, recuperação de açudes dentre tantas outras ações, sem o apoio devido do governo estadual”, lembrou Rivelino. 


O secretário Ricardo Vieira lembrou que o garantia safra vem sendo mantido em dia e que o agricultor patuense pode contar com o apoio total da secretaria municipal de agricultura. “Estamos de portas abertas e somos conhecedores das dificuldades enfrentadas hoje pelos nossos agricultores e criadores, mas estamos trabalhando para buscar meios e soluções para amenizar esta situação crítica” disse o secretário. 


Já o deputado estadual Gustavo Carvalho lembrou que o governo do estado está inoperante diante da situação caótica em que se encontram os municípios que sofrem hoje com a seca e se comprometeu em cobrar do governo e da secretaria estadual de recursos hídricos, ações enérgicas para combater os efeitos da seca. 


É importante lembrar que nenhum representante do governo do estado compareceu a audiência, assim como de outros departamentos, como bem lembrou a vereadora Ana Karla. “Convidamos todos os setores organizados da cidade, autoridades estaduais e representantes direto do governo, mas infelizmente muitos não compareceram, o que demonstra o descaso para com a nossa causa”, disse à vereadora que finalizou agradecendo a todos os colaboradores e apoiadores do evento. 

 Grande participação dos agricultores...
 A Câmara Municipal ficou lotada...


Fabrício Edino - SEAPAC
 Ricardo Vieira (Sec. de Agricultura de Patu)

 Dep. Estadual Gustavo Carvalho

Raimundo Canuto  - Credioeste SOL
José Maria - FETARN
 Vice-Prefeito de Messias Targino, Pôla Pinto.
 Rivelino Câmara (Sec. de Adm. e Finanças de Patu)
  
 Vereadora Kaká (propositora da audiência)
 Ex-vereador João Dantas, Vereador Rubinaldo Maia, 
Vereador Mamá, Ex-vereadores Carlos Godeiro e 
Nair Nunes e Jocelito Bento
 João Dantas, Rubinaldo Maia, Vice-prefeita Gorete Dantas, 
Mamá e Carlos Godeiro 
 Vereadora Lucélia Ribeiro, Rubinaldo Maia, Mamá 
e Carlos Godeiro
 Presidente da Câmara Suetônio Moura e 
Vice-prefeita Gorete Dantas
Em destaque a Chefe de Gabinete Delivânia Moura, Vereador 
Mário Bruno, Vereador Alexandre Cortês com a esposa 
Loyse Freitas e o pai Vanilson Beka
 Sec. de Finanças Rivelino Câmara e a Prefeita 
de Patu Evilásia Gildênia
 Em destaque a Vereadora Lucélia Ribeiro
  Vereadores Thácio Queiroga, Bruno Maia e 
Alexandre Cortês
Vereadores Suetônio Moura e Lecélia Ribeiro
Presidente Suetônio Moura encerrando a Audiência 
e agradecendo a presença de todos.

Fonte:

Texto: Blog do Campelo
Fotos: Patu Cidade Turística

Nenhum comentário:

Postar um comentário