quarta-feira, 23 de maio de 2012

Secretaria de Turismo e Meio Ambiente eminte nota de esclarecimento sobre "Caça predatória"




A TODOS QUE FAZEM A CIDADE DE PATU DIRIJO MINHA SAUDAÇÃO EM DEFESA DA JUSTA CAUSA 

Para mim na condição de gestor da pasta de Meio Ambiente do Município, é gratificante interagir racionalmente a respeito da matéria postada publicamente em meios de comunicação que mostram a realidade de um crime ambiental, que neste caso irei narrar, se trata da caça predatória.

 O poder executivo municipal tem se preocupado em todos os setores da administração municipal, isto é notório, toda a cidade sabe disso. E em se tratando deste assunto em questão, devo responder pelo o mesmo e assumir qualquer que seja as conseqüências. 

Primeiro quero deixar bem claro que não uso influencia política para gerar politicagem, orgulhosamente digo que tenho me esforçado desde o inicio de minha juventude em ser um cidadão politizado, pois defendo sim a verdadeira política que promove o bem a todos com políticas publicas voltada em favor da vida. Tenho um comportamento ponderado em qualquer situação e sei exatamente as procedências de cada ataque ao trabalho publico de um agente político.

 Acho primeiramente que quem diz que o poder executivo dorme diante da relevância do fato, desconhece totalmente da atuação da secretaria de meio ambiente por meio de seu secretario como autor do combate a essa pratica. Combate esse, que nunca houve em administrações passadas que deveriam ter dado sua contribuição em favor da causa para que Patu não precisasse hoje estar enfrentando esta cruel realidade. 

Em um período de um ano que estou à frente da secretaria já reunimos 98% dos proprietários de terra da serra de Patu para trabalhar o combate de tal crime, que em conseqüência também leva a prática de outros crimes delituosos tanto na Serra de Patu como em toda região adjacente. Essa causa já é explicitamente de conhecimento do ministério publico desde o ano de 2009, ocasião que os representantes das comunidades solicitaram providencias. 

 A atuação da secretaria de meio ambiente neste caso, tem sido diplomaticamente educada, promovendo de forma sensata ações de conscientização como é do conhecimento da sociedade, mas enquanto estamos conscientizando, há outros desleais que agridem com subterfúgio tentando ofuscar o trabalho que requer uma participação efetiva da secretaria e ativa da sociedade. 

Neste momento em boa hora declaro que o poder executivo nesta gestão não é omisso e muito menos conivente a esse tipo de delito. As autoridades policiais detêm o oficio de executarem por força da lei federal o combate de tais delitos realizando o verdadeiro papel de policia. Esta luta, iniciada por mim, acredito que juntos com a união de todos, só cessara quando todos estiverem conscientizados e educados realmente. 

Serei militante desta causa independente de estar sendo secretario ou não. Irei propor ao legislativo municipal para que nos anos vindouros a cidade de Patu venha desfrutar de leis regulamentadas pelo poder Executivo Municipal e eticamente o município cumprir os dispositivos das leis federais com o envolvimento de toda sociedade em defesa da causa. Todo cidadão pode contribuir com esta causa, denunciar também é papel de todos. 

O telefone 190 e 3361-2511 da companhia de policia de Patu está à disposição de qualquer cidadão, e de acordo com o comandante da CIA os comandantes de guarnição estão orientados a proceder à operação e lavrar o flagrante e encaminhar ao IBAMA por meio da Policia Ambiental em Mossoró/RN (telefone: 9631-2016), destacamento responsável pela fiscalização da rota do oeste potiguar. Atenciosamente agradeço pelo espaço e a compreensão de todos.

   ARRILTON CÂNDIDO 

SECRETARIO MUNICIPAL DE TURISMO E MEIO AMBIENTE

FONTE: SECOM- WWW.PATU.RN.GOV.BR

5 comentários:

  1. Ilustrissimo Senhor Secretario, fico feliz, como cidadã e amante dessa cidade, que a prefeitura esteja tomando atitudes de fato para coibir a caça predatória. Não se trata de uma questão partidária nem política, e sim social. Sou uma pessoa que defende o meio ambiente, por isso estarei atenta se realmente os assassinos que matam cruelmente nossos animais por puro prazer serão punidos dentro do rigor da lei.
    Atenciosamente,
    Sandra Suassuna

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente não vi nas palavras do Secretário nenhuma medida prática. Só mandar ofício para polícia ou promotoria não adianta (aliás, seria bom ele publicar esses ofícios nos blogs).

    A administração municipal deveria levar fatos concretos para a Promotora, não por meio de ofícios, mas PESSOALMENTE e EXIGIR dela alguma atitude. Deveria ainda fiscalizar se algo realmente estava sendo feito, levando ao conhecimento da Procuradoria Geral de Justiça qualquer eventual omissão.

    Ao mesmo tempo deveria ir à sede do IDEMA e do IBAMA apresentar as mesmas denúncias. Tudo isso PESSOALMENTE, não através de ofícios que normalmente não são nem lidos nesses órgãos.

    Caça ilegal é crime federal. Deveria uma comissão da Prefeitura ir também à sede da POLÍCIA FEDERAL solicitar uma investigação.

    A realização de um campeonato de caça certamente é informação que seria muito bem explorada pelos meios de comunicação. A administração, tendo simples indícios do ocorrido, poderia solicitar de sua Assessoria de Comunicação que entrasse em contato com os jornais, emissoras de televisão e rádio do RN.

    Essas são apenas algumas das medidas (emergenciais) que poderiam ser realizadas. Isso daria trabalho? Certamente daria muito trabalho e tomaria muito tempo, mas é só assim que se pode resolver esse problema. As consequências da inércia são muito piores.

    ResponderExcluir
  3. As autoridades necessitam de informações precisas e não de ofícios vagos. Pelo que eu sei, poucas pessoas na cidade de Patu seriam capazes de fornecer tantas informações quanto o atual secretário de turismo e meio ambiente. Resta saber qual motivo o impede de levar às autoridades nomes e endereços. Se for medo é até compreensível, já que alguns desses caçadores não são lá muito confiáveis e tentaram intimidar até o padre.

    ResponderExcluir
  4. Há, e sempre houve gente caçando na serra do lima,isso é fato.Acredito que toda sociedade é co-responsável,não só a prefeitura.
    Ibama,e outros órgãos fiscalizadores são sabedores sim dessa prática criminosa.Não acho que a prefeitura sozinha possa evitar,intimidar,proibir tais fatos,é extremamente necesário apoio da sociedade como todo.
    Lembrando aos Senhores,que a prefeita não tem poder de prender,julgar,e condenar ninguém.
    E mais;qualquer cidadão pode formalizar a denúncia,e faze-la.

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler as palavras do Sr. Secretário, faço uma pergunta ao povo de Patu ? E agora quem poderá nos ajudar? Sandra Suassuna.

    ResponderExcluir