sexta-feira, 30 de maio de 2014

Os planos da OAS para a Arena das Dunas depois da Copa

Foto: Canindé Soares
A Copa do Mundo está chegando e Natal, capital do Rio Grande do Norte, receberá quatro jogos do mundial. Mas e depois? O que será feito da Arena das Dunas?
A OAS gastou 423 milhões de reais no estádio e tem 20 anos de concessão para conseguir reaver o investimento. Para isso, vai precisar contar com mais que futebol, como outras empreiteiras no negócio.
O estádio foi inaugurado em janeiro deste ano. Desde então, já recebeu 20 jogos, que totalizaram uma média de público de 6.450 pessoas por jogo. O valor é bem abaixo da marca de 14.951 visitantes, a média dos jogos da série A do Campeonato Brasileiro de 2013.
A arena, que tem capacidade para 42.024 pessoas com as extensões temporárias exigidas pela Fifa, tem custo de manutenção anual que pode variar entre 10 e 14 milhões de reais, de acordo com a BDO Brazil.
Pelos cálculos da consultoria, a receita anual com jogos de futebol na Arena das Dunas corresponderá a apenas 32% do custo de manutenção ano a ano.
A conta foi feita com base no preço médio do ingresso da série A do Campeonato Brasileiro de 2013 e, por isso, ela pode ser considerada otimista. Os dois principais times do Rio Grande do Norte, o ABC F. C. e o América, disputam a série B.
Para os 68% restantes dos custos anuais e a recuperação dos investimentos iniciais, a OAS tem outros planos de arrecadação.
Além de alugar o local para shows, a arena possui espaços para eventos, como festas e convenções, e que podem abrigar de 40 a 200 mil pessoas. A administradora também cogita reformar os bares que foram postos lá temporariamente e torná-los permanentes.
Há até um espaço projetado para abrigar uma academia, que pode ser utilizado caso a construtora ache pertinente.
Os boatos de que o local se transformaria em um grande shopping center, porém, foram negados. De acordo com a companhia, não se descarta haver um espaço para compras, mas este não será o foco da arena.
A OAS, aliás, se diz otimista com seus investimentos. “O nosso estádio é uma arena multiuso e não é planejada somente para o esporte. É importante pontuar que a agenda para este ano já está recheada até o fim de 2014”, diz a empresa.
A empreiteira do empresário Matas Filho foi a maior vencedora das licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, segundo a Forbes, o que o tornou bilionário. (Exame)
Via: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário