sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ampliação do Centro de Detenção de Patu gera revolta

Notícia da Gazeta do Oeste 
Por Sayonara Amorim da Redação em 11/07/2013 às 22:54
Foto: Wilson Moreno
Comandante Míria Suassuna

O projeto de ampliação do Centro de Detenção Provisório (CDP) do município de Patu-RN vem causando muita polêmica e dividindo opiniões entre os patuenses. A grande maioria da população vem se posicionando contra o projeto do Governo do Estado que prevê a instalação da unidade em uma área residencial.
Para expor a revolta com o projeto, os moradores de Patu solicitaram uma audiência pública que aconteceu na tarde de ontem, 11, na Câmara Municipal da cidade e contou com grande participação popular. Entre os muitos argumentos expostos pelos patuensesa foi ressaltada a localização da unidade.
De acordo com o projeto, o Centro de Detenção será instalado no bairro Costa e Silva, antigo ‘bairro do Quartel’, uma área residencial que inclui também vários estabelecimentos comerciais. Entre os receios dos moradores está o medo de rebeliões e fugas de presos, ocorrências que fazem parte da rotina nas unidades prisionais.
Segundo a comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, Miria Suassuna, o projeto de ampliação do CDP é inviável para o município. Segundo a oficial, a cidade não tem estrutura para comportar uma unidade como esta. “O município não tem um efetivo policial para atuar em uma unidade com a capacidade proposta”, ressaltou.

AMPLIAÇÃO –
Com a ampliação, o Centro de Detenção Provisório de Patu passaria de duas celas para 12 e aumentaria a capacidade para atender a 80 presos provisórios. A população que se expressou no plenário da câmara fez várias colocações referentes ao projeto e chegou a relatar que a unidade, na prática, funcionará como um presídio em plena área residencial.
Atualmente, o CDP de Patu que funciona na área onde estão também situados a Delegacia de Polícia Civil e a 2ª Companhia de Polícia Militar e hoje está com 29 presos provisórios abrigados em duas celas. O posicionamento contrário a ampliação do CDP de Patu por parte da população prossegue com uma agenda de atividades e atos públicos na cidade nos próximos dias.

Ainda na noite de ontem, 11, representantes da comunidade realizaram uma reunião em praça pública onde ficou prevista uma mobilização pública que contará com a participação de vários segmentos da sociedade para protestar contra o projeto. O ato público está marcado para acontecer no próximo sábado, 13.

Via: Blog da Folha Patuense 

IMAGENS COPIADAS DO BLOG
PATU CIDADE TURÍSTICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário